Sua saúde bucal pode estar te matando: entenda por que cuidar da sua boca pode evitar até doenças do coração

Você sabia que cuidar da sua higiene bucal ajuda a evitar uma série de doenças – até mesmo artérias entupidas e derrames? Continue lendo e descubra por que a sua higiene bucal pode oferecer excelentes pistas sobre a saúde do seu corpo.


Pode confessar, vai: em tempos de selfies, nada mais normal do que querer dentes branquinhos e brilhantes, não é mesmo? Pois é! Mas o que muita gente não sabe é que esses são só dois dos muitos motivos que temos para cuidar da nossa higiene bucal.

Gabs e seu sorrisão Carvvo: amamos!

Muito além da questão estética, cuidar da saúde bucal é uma excelente forma de cuidar da saúde como um todo e prevenir (pasme!) até mesmo doenças do coração.

Isso mesmo! De acordo com a Academy of General Dentristry, uma renomada instituição que reúne dentistas estadunidenses e canadenses, as condições de higiene e saúde bucal atuam como um verdadeiro espelho das condições de saúde do corpo como um todo.

Ou seja, uma boca saudável é um forte indício de que o restante do seu corpo também está saudável. O oposto também é válido: se a sua saúde bucal está apresentando algum problema, é bem provável que algo na sua saúde geral esteja indo mal.

Afinal, quais doenças costumam se manifestar por meio da boca?

Segundo estudos realizados pela instituição, mais de 90% das doenças que afetam mais de um órgão ou o corpo como um todo se manifestam de alguma forma na boca.

Embora o rol de doenças seja muito mais extenso, os casos mais comuns são:

  • Artérias entupidas;
  • Acidentes vasculares cerebrais (conhecido como “AVC”);
  • Diabetes;
  • Leucemia;
  • Doenças nos rins; e
  • Câncer.
Cuidar da sua boca evita uma série de doenças – inclusive doenças de coração!

Quais os sintomas mais frequentes?

De acordo com as pesquisas realizadas, essas doenças costumam se manifestar por meio de sintomas como:

  • Úlceras na boca;
  • Gengivas inchadas;
  • Boca seca;
  • Problemas frequentes na gengiva ou lábios.

Então já sabe, não é? Caso perceba qualquer uma das situações acima, procure o seu dentista e – quem sabe – até mesmo um médico clínico. Esses profissionais saberão como ajudar você a entender o que está acontecendo com a sua saúde!

Como higiene bucal e saúde do corpo se relacionam?

Não é difícil entender a relação existente entre a saúde da boca e a saúde do resto do corpo.

Embora muitos não saibam ou não percebam, o que ocorre é que, basicamente, as bactérias e os germes conseguem se espalhar de forma muito mais rápida quando as condições de saúde e higiene da boca não são boas.

Nesses casos, é como se a boca atuasse como um grande cômodo onde esses seres asquerosos e indesejados se reproduzem e ganham força para se espalhar pela corrente sanguínea e pelo resto do corpo. Tudo isso, é claro, em pouquíssimo tempo!

Segundo a Mayo Clinic, essas bactérias e germes podem atingir o coração e provocar gravíssimas inflamações, resultando em doenças como a endocardite, que consiste em uma infecção do revestimento interno do coração.

Além disso, doenças do coração como artérias “entupidas” e acidentes vasculares cerebrais (os famosos “AVCs”) também podem estar diretamente associadas a inflamações provocadas por bactérias presentes na boca.

Então já sabe, né? Na próxima vez que estiver com preguiça de escovar os dentes corretamente após o almoço ou de ir ao dentista, lembre-se de todas as doenças (inclusive infartos!) que você pode evitar.

Quer uma dica extra? Usar o fio dental regularmente e usar Carvvo pode ajudar!

Convoque o Carvvo para reforçar a saúde da sua boca!

Se gostou do nosso texto sobre higiene bucal e saúde e quer entender como Carvvo pode te ajudar a evitar doenças, não deixe de conferir o artigo “Afinal, como Carvvo funciona?“.

Leia também